Os corredores , Paulo Roberto de Almeida Paula e Luís Fernando de Almeida Paula – irmãos gêmeos – disputam no domingo (25/03) a Maratona de Barcelona, na Espanha. A participação na prova tem como finalidade a obtenção do índice olímpico, mas ambos estão em pontos bem diferentes de desenvolvimento na maratona.
Paulo Roberto já correu abaixo do índice A da Iaaf – a Associação Internacional das Federações de Atletismo, que determina 2h15 para classificar até três maratonistas por país – mas busca melhorar sua marca para não correr o riso de ser ultrapassado por outros compatriotas. Ele fez 2h13 em Amsterdã, na Holanda, em outubro de 2011.
Seu irmão, por sua vez, nunca correu uma maratona na vida e pretende estrear surpreendendo – quem sabe, garantindo vaga nos Jogos de Londres. “O Fernando está muito bem treinado e torço para ele fazer o índice também. Imagina que maravilhoso dois atletas do Cruzeiro nas Olimpíadas, gêmeos ainda?”, projeta o treinador do Cruzeiro, Alexandre Minardi.
“O tempo do Roberto é arriscado e é por isso que ele vai competir em Barcelona”, explica o técnico, que admite ainda confundir os dois com frequência. “Eles estão em Portugal treinando para a prova. O Paulo Roberto falou que lá é um paraíso”, comenta.
Segundo ele, os corredores estão sob a tutela da ex-maratonista olímpica portuguesa Rita Borralho. “Ela está dando a assistência para que o Paulo Roberto consiga baixar esse tempo”.
Marílson- No final de 2011, Marílson Gomes foi indicado pela Confederação Brasileira de Atletismo como um dos representantes na Maratona dos Jogos Olímpicos, mesmo sem ter corrido abaixo do índice no prazo estabelecido. A escolha se deu sob novo critério, que considerou os 30 melhores tempos mundiais da categoria em 2011.
“Eu acho que o Marílson deveria fazer o índice. Só que ele merecidamente conquistou o espaço dele. Alguns atletas brasileiros não aceitam isso e no início eu era contra também. Mas parei e pensei ‘gente, o Marílson é o cara’. Lutou, batalhou, fez um ‘tempaço’ [2h06, em Londres, antes de abrir o prazo]. Ele merece estar na Olimpíada de Londres”, encerra Minardi.
Os Gêmeos atualmente são atletas do Cruzeiro Esporte Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em nosso blog.