segunda-feira, 11 de abril de 2011

Melhor marca do ano para a maratona

Foto: divulgação Iaaf

Maratona de Roterdã registra recorde de 2011

O queniano Wilson Chebet registrou a melhor marca mundial de 2011 em maratonas, com o tempo de 2h05min27 em Roterdã

O queniano Wilson Chebet participou no domingo, 10, da Maratona de Roterdã e registrou a melhor marca mundial de 2011 até o momento (2h05min27). Num dia bastante ensolarado e úmido, a compatriota de Chebet, Phils Ongori, foi outro destaque da disputa, já que ela estreou na distância de 42 quilômetros e foi campeã com 2h24min20.

A expectativa da organização era que um recorde mundial fosse registrado no evento e, para motivar a conquista, foi oferecido uma premiação de 350 mil dólares ao competidor que superasse o tempo de Haile Gebrselassie, dono da melhor marca já obtida em uma maratona (2h04), na cidade de Berlim (2008). Apesar do forte field, com corredores talentosos na competição, como os quenianos Vincent Kipruto, Elius Kiptanui, Gilbert Kirwa, e os etíopes Feyisa Liles, Getu Feleke e Chele Dechasa, ninguém conseguiu ser melhor que Haile.

No início da prova, o novato corredor Michael Kipyego disparou na frente e o pelotão africano chegou a completar os cinco primeiros quilômetros em 14min38, três segundos a menos que o split de Gebrselassie.
Num o ritmo cada vez maior, o grupo passou os dez quilômetros em 29min09, quatro segundos mais rápido que do recordista mundial. Mas a velocidade permaneceu até o quilômetro 20, trecho onde os corredores ainda registravam dez segundos à frente do ritmo recorde.

A partir do quilômetro 25, ninguém conseguia manter mais o mesmo ritmo e vários competidores foram ficando para trás. Faltando sete quilômetros para o percurso terminar, quem liderava eram os quenianos Chebet e Kipruto, fazendo com que cada expectador lançasse sua aposta. No último quilômetro, Chebet acelerou para se descolar do adversário e foi o primeiro corredor a cruzar a linha de chegada. O vice-campeão, Kipruto, chegou em 2h05min33, seguido pelo etíope Chele Dechasa, terceiro colocado em 2h08min47.

A prova feminina também foi bastante disputada e a vitória ficou com a estreante da distância Phils Ongori (Quênia – 2:24:20), seguida da queniana naturalizada holandesa Hilda Kibet (2:24:27) e de Lishan Dula, do Bahrein (2:26:56).

Franck Caldeira abandona

O representante brasileiro Franck Caldeira, que participou da prova em busca de índice para a Maratona dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México, abandonou a prova no meio do percurso e não conseguiu classificação para o Pan. Segundo o técnico do atleta, Alexandre Minardi, Franck não estava em boa condição física, pois pegou uma forte gripe na véspera da maratona.

Fonte: gaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.