quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Circuito Caixa 2011 chega ao fim

CIRCUITO CAIXA CONSAGRA VETERANOS E REVELA NOVOS FUNDISTAS

Competição, que terminou em Brasília neste domingo (6/11), também foi marcada por recordes e novidades, como a inclusão de uma prova no Recife

São Paulo - O Circuito de Corridas CAIXA encerrou sua oitava edição


, neste domingo (6/11), em Brasília - a competição passou por 11 cidades, em nove Estados Brasileiros. Giomar, que fechou o calendário do Circuito com o tetracampeonato no Distrito Federal e é o maior vencedor na história da competição, também foi o corredor que mais pontuou em 2011: 266 pontos. Entre as mulheres, Sueli Pereira, a brasileira mais rápida do ano nos 10 km, foi a que mais marcou pontos no Circuito: 236. A organização também reservou novidades que fizeram sucesso, como a inclusão de mais uma etapa, a de Recife, bônus para os recordes de cada etapa, a introdução da categoria dupla entre os amadores e o envio de resultados por sms.Todas as etapas do Circuito contam pontos para o ranking nacional de corredores de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Assim, a competição ajudou a levar à liderança o baiano Giomar dos Santos (com 305 pontos) e a piauiense Conceição Oliveira (com 386). E ainda destacou revelações, como Gilmar Silvestre, de 22 anos.

O Circuito CAIXA cresceu nesta temporada. A competição passou por 11 cidades, em nove Estados Brasileiros, com a inclusão do Recife no calendário 2011. Os recordes também marcaram a competição. Cinco provas tiveram um número maior de inscritos, com destaque para Fortaleza, que recebeu 3.000 competidores. Também foi destacada a participação da elite, chegando a 58 atletas na etapa em São Paulo e 57 em Uberlândia. Dez recordes dos 10 km caíram, nas provas masculina e feminina, em sete das 11 etapas.

A competição ainda teve novidades para os amadores. Neste ano, os competidores que cadastraram um número de celular no ato da inscrição receberam seu resultado por SMS apenas uma hora após a prova. Em Porto Alegre e em Brasília, os corredores ainda puderam se inscrever na Categoria Duplas, criada para incrementar a disputa dos 5 km e estimular aqueles que gostam de competir acompanhados. Nessa categoria, os atletas de cada dupla largam juntos, têm seus tempos somados ao final da disputa - ganha o par com o menor tempo combinado.


Veteranos consagrados

Giomar Pereira é o maior vencedor da história do Circuito CAIXA. O fundista, que estreou na competição em 2006, soma 20 vitórias e três recordes nos 10 km. Um deles, estabelecido este ano, em Porto Alegre, é o menor tempo geral da competição - 28min56. A temporada 2011 rendeu ao baiano de Jacobina oito pódios, com o primeiro lugar em Goiânia, Porto Alegre e Brasília. Graças ao bom desempenho, Giomar tem agora 305 pontos na liderança do ranking brasileiro - nove a mais que o segundo colocado, Gilmar Silvestre. Se mantiver a posição, Giomar se consagrará como melhor fundista brasileiro das corridas de rua pela quarta vez (também foi o primeiro em 2006, 2008 e 2009).

Já Conceição Oliveira se destacou pela regularidade. A piauiense foi ao pódio em seis etapas, duas delas como a melhor brasileira. Os resultados valeram uma boa vantagem na liderança do ranking brasileiro feminino, com 386 pontos - 94 a mais que Sueli Pereira, vice-líder. Sueli somou mais pontos no Circuito CAIXA, mas Conceição lidera o ranking. Conceição é a única fundista, ainda em atividade, presente em todas as edições do Circuito CAIXA desde 2005. A presença constante na competição a ajudou a se manter entre as primeiras do ranking nesses sete anos de carreira - foi duas vezes a líder (2005 e 2008), duas vezes vice-líder (2007 e 2010) e outras duas a terceira (2006 e 2009), e se encaminha agora para o tricampeonato.

Novos talentos das corridas de rua

Vice-líder do ranking brasileiro, com 296 pontos, o jovem Gilmar Silvestre, de 22 anos, encerrou sua participação no Circuito CAIXA ainda em condições de alcançar o primeiro lugar (outras provas somam pontos até o fim do ano). Em sua estreia na competição, foi ao pódio em dez das 11 etapas, três vezes como o melhor brasileiro. Fundista mais novo a figurar no Top Five brasileiro da maratona (é o quarto na classificação geral), o mineiro Gilmar também se destacou na pista, alcançando o primeiro lugar no ranking brasileiro sub-23 dos 5.000 m, e é a aposta da equipe Pé de Vento para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro

Sueli Pereira também brilhou no Circuito CAIXA 2011. A fundista, que compete desde 2005, é outra estreante na competição. Goiana de Jataí, se estabeleceu como a brasileira mais rápida nesta temporada - quebrou dois recordes nos 10 km, em Goiânia e Campo Grande, venceu ainda a prova de Porto Alegre, e foi a melhor brasileira em outras quatro etapas. Com os resultados impressionantes, Sueli alcançou a vice-liderança do ranking e conseguiu diminuir a diferença para Conceição Oliveira, somando agora 292 pontos.

Mais importante competição de corridas de rua do Brasil, com chancela da CBAt, o Circuito CAIXA encerrou em Brasília a temporada 2011. A competição, que começou em Goiânia (15/5), passou ainda por Belo Horizonte (29/5), Campo Grande (7/8), Fortaleza (14/8), Recife (28/8), Uberlândia (18/9), Curitiba (25/9), São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10) e Porto Alegre (30/10). Todas as etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua - os dez primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino, garantem patrocínio da CAIXA em 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial e da Polenghi. A supervisão técnica é da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.